A Banda Juvenil da BSCRT não pára!

25-04-2013 20:34

Desde que se estreou em palco pela primeira vez em Dezembro de 2012, a nossa bandinha não parou! Desde Janeiro até agora já deram outros concertos, mostrando o que de melhor sabem fazer por duas vezes, sendo que uma delas fora da Cidade de Rio Tinto.

Em Janeiro deste ano, irromperam pela sala numa alegre encenação e assim abriram o segundo concerto da Banda Juvenil, desta feita, tendo por base as comemorações do 76º Aniversário da BSCRT, interpretando Band Avenue March (de Timothy Loest).
Já em palco, a pequena banda executou Robin Hood and the Golden Arrow, um tema da autoria de Robert W. Smith que retrata as aventuras do famoso herói que roubava aos ricos para dar aos pobres. Depois desta magnífica e ao mesmo tempo tão simples abertura, que estrearam naquela noite fria e chuvosa de Janeiro, a bandinha interpretou, do mesmo compositor, Lullaby for band – um tema já executado aquando do seu concerto de estreia. Seguiu-se DO Ré Mi, um arranjo do tema principal de “Música no Coração”, o musical de 1965 que encantou milhares de pessoas por todo o mundo na voz de Julie Andrews. Este tema foi também estreado neste concerto.
Para terminar, e porque a ocasião assim o pedia, a Banda Juvenil da BSCRT tocou os “Parabéns a você” à Banda S. Cristóvão de Rio Tinto e a todos os que dela fizeram e fazem parte.
O mais impressionante é que este grupo de pequenos grandes artistas proporcionou este concerto tendo realizado apenas dois ensaios – algo bastante ousado para quem deixou a fasquia elevadíssima aquando da sua estreia, na Festa de Natal.

 

Mas não se ficaram por aqui!...

No passado dia 30 de Março, vésperas de Páscoa, que a Banda Juvenil da B.S.C.R.T. proporcionou um fantástico concerto no lar CliHotel de Gaia, em Vilar de Andorinho, a convite da direção do mesmo.
Foi um concerto que primou pelo entusiasmo e pela alegria da juventude que integra esta banda.
O reportório apresentado foi fruto de muito trabalho de todos os elementos da BJSCR, até porque se estrearam algumas peças novas neste concerto.  Começamos por tocar “Air of Nobility” que traduzido quer dizer “Ares de Nobreza” de James Swearingen, e seguiu-se o tema “Abondoned Treasure Hunt” - "A caça ao tesouro" - de Rob Grice. Da autoria de Rom Romeyn a BJBSCRT estreou o tema “Kaboom”, com o qual todos os presentes vibraram. De facto esta peça retrata uma explosão de som e potencia, música agressiva e contundente que capta a energia incrível e paixão dos jovens músicos desta banda. É uma peça que qualquer músico gosta de tocar!
Como já vem sendo hábito, quando os presentes já estavam entusiasmados, dois dos elementos doada BJBSCRT interpretam, a solo e de pé, "Sax Attack” de David Shaffer, com arranjo de Filipe Ribeiro, um tema inspirado no Rock and Roll dos anos 70, na forma de um dueto para saxofone alto e saxofone tenor.
Para finalizar os nossos músicos tocaram a marcha “Victory March”, de Lee Shook, como símbolo de toda a vitória alcançada por este projecto, até hoje. Parabéns, estiveram fantásticos!

 

Hoje, a nossa Banda Juvenil estreou-se num outro ambiente - realizou o seu primeiro concerto ao ar livre, participando nas Comemorações do 25 de Abril da cidade de Rio Tinto a convite da JFRT.

Foi um enorme prazer actuar perante tanta gente, ao ar livre pela primeira vez, num concerto preparado em menos de um mês.

Os jovens artistas, embrenhados de garra e de paixão por aquilo que mais gostam de fazer - a música - encheram o Largo do Mosteiro, junto à Igreja Matriz da nossa cidade, de música, interpretando temas como “Abondoned Treasure Hunt” de Rob Grice e "Kaboom" de Rom Romeyn. Este concerto destacou-se também pela estreia da obra "Clarinando" um dueto para clarinetes e banda executado por muitas bandas sénior nacionais e estrangeiras. Parabéns a todos!

 

 

Como não nos ficamos por aqui e sonhamos sempre com mais desafios, brevemente realizar-se-á, na Cripta da Igreja Matriz de Rio Tinto, o Concerto do Dia da Mãe – evento conjunto entre a Banda Juvenil da BSCRT e o Coral Juvenil do ORT.
Este será o primeiro concerto coral-sinfónico juvenil da cidade de Rio Tinto, e decorrerá na próxima 6ª feira, no dia 03 de Maio, pelas 21h30.
O evento, organizado pelas direcções de ambas as instituições, será da responsabilidade artística dos maestros Filipe Ribeiro (banda juvenil) e Andreia Lopes (coral juvenil), a quem felicitamos desde já.
Desejamos a presença de muitas pessoas, principalmente de todas as mães, a quem dedicamos particularmente este evento.
Em nome da BSCRT e do ORT, agradecemos à Junta de Freguesia de Rio Tinto, o patrocínio e envolvimento neste evento, assim como a forma calorosa e pronta como receberam a proposta das duas associações, promovendo a sua organização. Um grande haja!