A todos os alunos e encarregados de educação

24-01-2013 18:44

 

Caríssimos Alunos e Encarregados de Educação,

 

 

É com prazer que me dirijo a vós neste momento para felicitar-vos. Felicitar-vos por apoiarem a nossa Escola e apostarem nesta casa para a vossa formação e a formação dos vossos educandos. Felicitar-vos pelo esforço que fazem em manter as cotas em dia, em cumprir com os horários, em compensar, de alguma forma, aquilo que a Banda não pode oferecer ou emprestar mas que e fundamental para a aprendizagem dos nossos alunos. Felicitar-vos por serem o futuro desta casa e por quererem fazer parte dela.

 

Como sabem, a nossa Escola de Música foi e é, ao longo destes 76 anos, um meio de subsistência da instituição como meio de formação de músicos para integrarem a Banda S. Cristóvão de Rio Tinto. No entanto, como todos devem ter noção, à medida que os anos se foram passando, teve de se adaptar às várias realidades que foi enfrentando.

Prova disso é o facto de hoje não ser mais chamada de “a escolinha de banda”, mas sim de “a escola de música da banda”. Esta distinção, que para muitos pode parecer absurda é, na verdade, símbolo da  dinâmica e das melhorias que instituímos nesta escola, que, como outras escolas de música do meio filarmónico, necessitaram e necessitam de mais melhorias e mais apoio para oferecer cada vez mais uma “formação musical e filarmónica de qualidade”.

 

Em Outubro de 2011, com a tomada de posse desta direcção, foi implementado um novo rumo e traçaram-se novas linhas de funcionamento, incorporaram-se novos professores, que são, na sua maioria, actuais elementos da banda, com todas as competências necessárias para ensinar música e modificou-se o próprio funcionamento escolar instaurando um novo modelo de ensino ainda pouco comum no seio filarmónico. É de salientar que, com esta mudança, a Escola de Música da B.S.C.R.T. deu um grande salto ao nível do ensino e organização, passando assim a poder expandir os seus objectivos e incrementar as suas condições de ensino. Hoje é reconhecida, por muitos, como o “Conservatório de Música da cidade de Rio Tinto”.

Mas esta minha intervenção vai mais longe. Acima de tudo, quero felicitar, sem prejuízo dos demais, os elementos da Banda Juvenil da BSCRT – a primeira banda juvenil desta casa, a primeira banda Juvenil da cidade de Rio Tinto e a menina dos nossos olhos. Quero poder dizer a todos vós que são, verdadeiramente, um orgulho para esta casa, para mim e para os vossos professores. É a vós que cabe o futuro da Banda de Rio Tinto, pois sois vós que cá ficareis quando nós já cá não estivermos. Sois vós que os músicos de amanhã, a Banda de Rio Tinto de amanhã. É sobre vós que recairão as competências dos vossos professores e, em alguns casos, já colegas. São vocês, que apesar de darem agora os primeiros passos neste mundo da música, poderão vir a ser os responsáveis por formar mais músicos para esta casa no futuro. E é em vocês que a coordenação da escola, o grupo docente e a direcção desta casa apostam!

 

O concerto que deram foi formidável. As opiniões do público foram extremamente positivas e mesmo das autarquias e entidades choveram inúmeros elogios. É cada vez mais um orgulho ser presidente de uma casa como esta. Comportaram-se lindamente, honraram a camisola que traziam vestida, deram o vosso melhor e isso foi reconhecido.

Para quem não acreditava em vocês, parabéns por lhes mostrarem o quão errados estavam. Para quem sempre acreditou em vocês, parabéns por lhes mostrarem que valia a pena.

É com admiração pelo vosso trabalho e dedicação que vos felicito. Mas deixo também uma palavra de apreço aos pais e Enc. de Educação por não vos deixarem desistir, por confiarem no serviço que prestamos nesta casa, por vos proporcionarem esta oportunidade e, acima de tudo, por vos acompanharem e fazerem parte deste público fantástico que estará sempre lá por vocês. Obrigado senhoras e senhores! Um grande bem-haja!

 

Despeço-me com os meus mais cordeais cumprimentos e faço votos que nunca desistam e continuem o bom trabalho.

Afinal, «só faz falta quem cá está».

 

Um abraço do vosso presidente,

 

Daniel Ribeiro