CONCERTO DE NATAL DA BSCRT

22-12-2013 21:03

É já tradição que a BSCRT realize o seu majestoso e tradicional concerto de natal. Desta vez, este brilhante concerto realizou-se no passado dia 8 de Dezembro de 2013,dia da Imaculada Conceição, tendo, uma vez mais, sido uma actividade aberta, não só a todos os sócios, amigos e simpatizantes da banda, mas também a todos os riotintenses.

Este grande concerto teve a particularidade de ser o concerto de apresentação do novo director artístico da nossa banda, o digníssimo Maestro José Miguel Monteiro, cujo belíssimo trabalho que levou a cabo nesta banda no espaço de pouco mais de um mês, esteve à vista de todos.

Para deleite do público, que enchia toda a sala do espetáculo, a Banda de Rio Tinto presenteou-nos com FUEGO DEL ALMA, de Carl Strommen, uma obra “com qualidades de sobra para abrir um concerto e de personalidade muito alegre” segundo o nosso caro maestro. Quanto ao género, “situa-se entre um pasodoble e uma fantasia espanhola, muito ritmada, convidativa à dança, e onde as palmas lhe conferem um toque flamenco”. A esta maravilhosa obra, seguiu-se a abertura da ópera “GUILHERME TELL” da autoria de Gioachino Rossini, obra esta que o drama e heroísmo de um pai (Gilherme Tell).

Aberto o concerto, a B.S.C.R.T. encheu-se de garra para a interpretação de um pasodoble com um grau de dificuldade muito elevado, de seu nome ANDRES CONTRABANDISTA. Esta é uma obra “muito ritmada e com motivos muito característicos do país vizinho, mas não deixa de ter melodias muito cativantes que permanecem no nosso ouvido” da autoria do compositor Oscar Navarro.

Após inúmeros aplausos por parte do público que estava efusivo com a apresentação de obras tão carismáticas, seguiram-se mais novidades, desta feita pela estreia de mais uma peça. RISING DRAGONS, de Robert W. Smith, tem um carácter épico e descritivo e “recorre a uma construção que transporta o nosso imaginário rumo ao oriente”.

Porque gostamos de inovar e surpreender, e porque apenas arriscando podemos verdadeiramente desfrutar do prazer de conseguirmos algo novo, banda e maestro apresentam mais uma nova peça, a estrear em palco naquele concerto – o número ligeiro ABBA MIA (um arranjo de Luís Cardoso de canções do grupo sueco ABBA, onde estão incluídos os temas: Super Trouper; Chiquitita; Money, Money, Money; Voulez Vous; Mamma Mia).

Seguiu-se a este tema outro arranjo do mesmo autor, desta vez, de temas do nosso cancioneiro popular, CANÇÕES DA TRADIÇÃO.

Para terminar o concerto, como não poderia deixar de ser, a banda interpretou um tema de natal, THE MAGIC OF CHRISTMAS. Esta obra combina vários temas alusivos à época natalícia e o arranjo é da autoria de Jan Van Kraeydonck.

Como a festa era de todos e para todos, e porque já tem sido tradição nesta casa, foi a vez de subirem ao palco todos os alunos da Escola de Música da BSCRT, que, acompanhados pelos elementos da BSCRT, cantaram e encantaram com o tema A TODOS UM BOM NATAL.

Parabéns a todos os elementos da BSCRT e ao excelentíssimo maestro José Miguel Monteiro por este tão belo concerto, que primou pela qualidade e ousadia!