Discurso da Presidente - 79º Aniversário

26-01-2016 22:31

Rio Tinto, 23 de Janeiro de 2016

 

"Celebramos hoje o 79º Aniversário da Banda de S. Cristóvão de Rio Tinto.

Esta banda que há 79 anos era composta por cerca de 25 músicos e a média de idades rondaria os 50 anos, hoje conta com 60 músicos e com uma média de 24 anos de idade. É uma banda jovem que tem a maior parte dos seus músicos com formação musical escolar, com muitos a estudarem no conservatório e escolas de música e outros com os cursos já terminados. Por isso, a qualidade musical tem de ser excelente.

A banda não cresceu só em quantidade de músicos mas também nas várias valências que a compõem:

  1. Banda Sénior
  2. Orquestra Ligeira
  3. Quinteto de Metais
  4. Escola de Música
  5. Banda Juvenil
  6. Coro dos pais e amigos da Banda
Neste dia tão importante para todos nós, a minha primeira palavra de agradecimento vai para os músicos e seu maestro: Vós sois a alma da banda, sem vós esta associação não existiria. Cada um em particular e todos em conjunto, fazem desta associação a nossa banda.
Contamos com o empenho e assiduidade de todos, para que possamos crescer cada vez mais.
 
Em segundo lugar, quero agradecer aos professores da "menina dos nossos olhos", a nossa Escola de Música. Este ano temos cerca de 90 alunos. Pelas audições do passado dia 27 de dezembro e pela avaliação do 1º Período efetuada pelos professores, verificamos que é uma aposta ganha. por isso pedimos: Continuem a dar o vosso melhor, pois o crescimento musical dos 90 alunos está nas vossas mãos.
 
Em terceiro lugar, quero agradecer aos associados e amigos da Banda de S. Cristóvão de Rio Tinto. Sois os nossos braços, sempre presentes e prontos para ajudar. Acima de tudo, tivestes a ousadia e a coragem de formar um coro, ficando assim mais envolvidos com a associação.
 
Por fim quero agradecer aos elementos que fazem parte da direção. Vós sois a cabeça da associação. Sois as pessoas que vão à frente e, por isso, todo o trabalho da associação recai sobre vós. No entanto, estais sempre prontos a arregaçar as mangas e levar a banda para a frente, mesmo por vezes prejudicando a vossa vida profisional. Conto convosco para levarmos a banda cada vez mais longe e para fazermos desta associação uma família. O meu sincero obrigado.
 
Não posso também deixar de agradecer à Câmara Municipal de Gondomar, na pessoa do Sr. Vice-Presidente e à Junta de Freguesia de Rio Tinto, na pessoa do Sr. Presidente, todo o apoio que nos têm dado. É certo que nós queremos e precisamos de mais, as necessidades são muitas. Podemos fazer uma lista de necessidades? Acreditamos que são generosos e acederão a alguns dos nossos pedidos.
 
Obrigado a todos pela vossa presença aqui hoje, isso só demonstra o carinho que têm pela nossa associação.
 
Um bom ano para todos e Parabéns à Banda de S. Cristóvão de Rio tinto."
 
Maria Goretti Gomes, Presidente da BSCRT