Banda Juvenil

Nascida da nossa Escola de Música, a Banda Juvenil é hoje um dos projectos mais importantes da BSCRT enquanto instituição de ensino.

Iniciando o seu trabalho e preparação em Outubro de 2012, estreou-se em público em Dezembro desse mesmo ano. Desde que se estreou em palco pela primeira vez, a nossa "Pequena Grande" banda não parou e, até agora, já deram outros concertos, mostrando o que de melhor sabem fazer por várias vezes, sendo algumas delas fora da Cidade de Rio Tinto.

Participa já assiduamente em concerto nas celebrações anuais da instituição, nos concertos "da Liberdade" no dia 25 de Abril, organizados pela Junta de Freguesia de Rio Tinto, bem como nas festividades do concelho de Gondomar (Encontro de Bandas Juvenis das Bandas de Música do Concelho de Gondomar). Organiza também em parceria com o Orfeão de Rio Tinto o concerto Coral-Sinfónico do Dia da Mãe, que este ano conta já com a sua Quarta edição, bem como o concerto de fim de ano lectivo, inserido nas actividades da Escola de Música da BSCRT.

É um projecto que a todos orgulha e satisfaz, não só pelo sucesso alcançado, mas porque vamos mostrando a todos do quanto somos capazes.

Maestro

Alexandre Carvalho

Nasceu a 25 de novembro de 1985 em Matosinhos. Desde muito cedo se interessa pela música através da influência musical da sua Irmã e aos 9 anos começa os seus estudos na classe de Trompete com o Prof. José Ferreira.

Durante o seu curso teve aulas com o Prof. Manuel Luís Azevedo e com o Prof. Manuel Nunes.

Aos 12 anos, aconselhado pelo seu professor a aumentar a sua destreza, ingressa na Banda de Música de Moreira da Maia.

Participou em master classes de trompete orientadas pelos professores António Quítalo e Manuel Luís Azevedo.

Em 2005 conclui o curso do Conservatório de Música do Porto em paralelismo pedagógico na Escola de Música Óscar da Silva com uma média final de 15 Valores.

Nesse mesmo ano vincula-se à Banda S. Cristóvão de Rio Tinto como 1° Trompete Solista, banda na qual se mantém até ao presente. Procurando aprofundar o seu conhecimento por direção, realiza o Curso de Regentes de Bandas Filarmónicas do Inatel.

É membro fundador do quinteto "JARMS Brass", um dos mais antigos quintetos de metais a operar ininterruptamente. É ainda responsável por todo o repertório do grupo tendo já realizado cerca de 43 arranjos musicais.

Em 2012 assume o cargo de Diretor Artístico da Orquestra Ligeira de Rio Tinto com a qual participou em variados concertos e atividades por toda a região norte do País.

Desde novembro de 2016 é Maestro da Banda Juvenil da Banda S. Cristóvão de Rio Tinto assumindo também toda a coordenação da Escola de Música.